Seguidores

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

APOSENTADOS E PENSIONISTAS COMEÇAM A RECEBER O DECIMO TERCEIRO



Cerca de 28 milhões de aposentados, pensionistas e demais segurados da Previdência Social começam a receber hoje (24) a primeira parcela do décimo terceiro. O pagamento ocorre até 7 de outubro.
Os primeiros a receber o décimo terceiro serão os beneficiários que ganham um salário mínimo com cartão de final 1, desconsiderando o dígito. Para quem recebe mais de um salário, a parcela começa a ser depositada em 1º de outubro. Segundo o Ministério da Previdência Social, o adiantamento injetará R$ 16 bilhões na economia.
Desde 2006, o décimo terceiro aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é pago em duas etapas. A primeira parcela não vem com o desconto do Imposto de Renda, que só incide na segunda parcela sobre todo o valor do décimo terceiro. Neste ano, a segunda parcela será paga de 24 de novembro a 7 de dezembro.
Inicialmente, a intenção da equipe econômica era pagar o décimo terceiro em três vezes - 25% em setembro, 25% em outubro e 50% no fim de novembro. No fim de agosto, no entanto, a presidenta Dilma Rousseff decidiu pagar integralmente a primeira parcela em setembro. O decreto que garantiu o adiantamento este mês foi publicado no último dia 4, no Diário Oficial da União .

Os beneficiários podem conferir as datas em calendário divulgado pelo Ministério da Previdência Social.
Edição: Graça Adjuto

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Atropelamento com vitima fatal na Estrada que liga Crateús a Novo Oriente

Atropelamento com vitima fatal na Estrada que liga Crateús a Novo Oriente
O fato ocorreu hoje por volta das 16h30 na CE 187,estrada que liga Crateús a Novo Oriente,mas precisamente na localidade de Bom Lugar,a vítima foi a criança Francisco Wesley Pereira Benicio-9 anos incompleto,solteiro,estudante,Natural de Crateús,Filho de Tarcizio Benício da Silva e Luzirene Pereira de Brito-Residente em Bom Lugar.A vitima estava atravessando a via quando foi colhida por um carro que trafegava sentido Novo Oriente a Crateús e que apos o atropelamento evadiu se rumo a cidade de Crateús.
De acordo com populares o carro possivelmente seria uma Hylux ou uma L200 preta.A criança morreu no local.O corpo sera encaminhado para o IML de Tauá.Diligências estão sendo realizadas por policiais para tentar identificar e localizar o autor.


Motos já são a principal causa de acidentes no trânsito, diz especialista



Motos já são a principal causa de acidentes no trânsito, diz especialista
Os acidentes envolvendo motos já são a principal causa de ocorrências de trânsito no país, ultrapassando os atropelamentos de pedestres. Atualmente, mais de metade das internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são de motociclistas, que respondem por três quartos das indenizações do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).
O dado foi trazido durante o 1º Fórum Nacional da Cruz Vermelha Brasileira sobre Segurança Viária, que marcou o início da Semana Nacional do Trânsito, na última sexta-feira (18), pelo médico Fernando Moreira, especialista em medicina do trânsito e conselheiro da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor).
“As motos mudaram o padrão da mortalidade, com a expansão muito forte da frota de motos nos últimos dez anos,  e hoje a principal vítima no trânsito já é o motociclista. O pedestre era historicamente quem mais sofria no trânsito, agora é o motociclista. Há vários fatores que incidem diretamente nesta utilização maior das motos, que é um veículo com um risco maior agregado do que um veículo de quatro rodas”, disse Moreira.
O médico também chamou a atenção para a dispensa de itens obrigatórios de segurança, como capacete e calçado fechado. Além disso, ele denunciou que, em muitas cidades do país, principalmente no interior, é comum as pessoas pilotarem moto sem terem documento de habilitação.
“Lamentavelmente, em nosso país, não se usa um item obrigatório, que é o capacete. Muitas pessoas sequer tem habilitação para andar de moto. Em alguns locais do interior do país, 60% a 70% das pessoas não são habilitadas para dirigir moto, não conhecem minimamente a legislação de trânsito.”

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Prefeitos do CE promovem cortes e demissões após reunião da Aprece

Prefeitos do CE promovem cortes e demissões após reunião da Aprece

27
Um planejamento de cortes, tanto de pessoal quanto de custeio, deverá fazer parte das estratégias de enfrentamento da crise vivida pelas prefeituras cearenses. Além disso, os gestores querem que as cidades brasileiras também recebem recursos da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), como forma de equilibrar a folha de pagamento dos municípios.
As alternativas foram encaminhadas, ontem, durante a reunião de urgência entre prefeitos de diversas regiões do Estado e membros da bancada federal cearense, realizada pela Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (Aprece). No evento, realizado no auditório do Instituto da Primeira Infância (Iprede), foi proposta a Carta do Ceará, a ser encaminhada à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e ao Congresso.
A ideia do encontro foi garantir maior participação possível de parlamentares, para que pudessem ouvir dos gestores as diversas dificuldades que estão sendo enfrentadas, a exemplo da impossibilidade de cumprimento dos compromissos com pagamento de pessoal e fornecedores. Um dos setores mais comprometidos é o da Saúde. Muitas cidades, como Piquet Carneiro, não têm como arcar com as despesas do Programa de Saúde da Família (PSF).
Sérgio Rufino
O prefeito de ipu, Sérgio Rufino (PCdoB) participou da reunião com a presença de deputados estaduais e federais com prefeitos e assessores da Aprece.
O presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, lembrou que a reunião dos prefeitos e com os parlamentares, foi provocada pelos próprios gestores, que se veem diante da redução de receitas e aumento de despesas. O fato, que tem uma dimensão nacional, conforme salientou Expedito, tem efeitos ainda mais fortes no Ceará, tendo em vista a seca que se prolonga por quatro anos.
Expedito lembrou que algumas das alternativas já estão em curso pelas prefeituras, como demissões de servidores temporários e até redução de salários de cargos comissionados, inclusive prefeitos, vereadores e secretários, não apenas têm sido insuficientes para conter a crise, como vêm ocorrendo sem uma estratégia dos prefeitos.
“Cada cidade está tomando um rumo que parece ao gestor mais adequado. Queremos aqui mostrar o que podemos fazer e quando fazer de uma forma planejada e que não sejam tomadas medidas de forma impensada”, disse o presidente da Aprece.
Durante a reunião, que contou com três deputados federais, Danilo Forte, Chico Lopes e Raimundo Gomes de Matos, e ainda do deputado estadual Sérgio Aguiar, a presença mais expressiva foi a dos próprios prefeitos. Houve também a participação do economista Irineu Carvalho, que mostrou as sucessivas quedas de receitas dos municípios, que é o motivo maior da grande inquietação dos gestores municipais por conta da dificuldade financeira.
Prefeito demite servidores
O prefeito de Palmácia, José Maria Bezerra Cipriano, conhecido como Zé da Bodega, fez um relato que é comum às cidades cearenses. Ele está com o salário dos servidores atrasados desde agosto. Apesar de já ter demitido parte dos servidores temporários, o corte deve ir mais além, atingindo 400 dos 800 trabalhadores mantidos pela administração municipal.
Insuficiente
Como demitir não tem sido suficiente, há quem advogue a aprovação da CPMF de modo que os municípios também venham a contar com partes do imposto. Essa medida deverá ser avaliada pela CNM.
O deputado federal Danilo Forte, no entanto, é contrário. Ele entende que não há clima no País para a aprovação do imposto, uma vez que penalizaria ainda mais o contribuinte. Ele propôs que as receitas sejam menos concentradas pela União e melhor divididas pelos Estados e municípios.
“Hoje, o nosso problema maior não é o pagamento da folha. A situação está chegando a inviabilizar serviços essenciais, como o da Saúde”, disse Expedito José. Ele entende que deve haver, de forma urgente e inadiável, uma ajuda financeira da União.
Fonte: Diário do Nordeste

3º ENCONTRO DE BANDAS DE MÚSICA DE IPAPORANGA

3º ENCONTRO DE BANDAS DE MÚSICA DE IPAPORANGA
O Governo Municipal de Ipaporanga, através da Secretaria de Cultura e Turismo realizou na noite de quinta-feira 17 de setembro, na praça da matriz, o 3º Encontro de Bandas de Música de Ipaporanga. Na ocasião estiveram participando as Bandas de: Ararendá, Catunda, Ipueiras, Nova Russas, Poranga e a Banda municipal de Ipaporanga, que mais uma vez deu show em sua apresentação.
O evento foi muito bem coordenado por Fredson Marques, coordenador da Banda de Ipaporanga.
O Prefeito Toinho Contábil prestigiou todo o evento ao lado da Vice-Prefeita Daiana Diogo, Secretária de Cultura Antônia de Maria, Secretária de Educação Erionalda Lopes, Secretário de Finanças Amaro Pereira, Secretário de Administração Marcos Eldenio, Secretário de Agricultura Deusimar Hermínio e demais autoridades.
O público também compareceu em bom número para prestigiar esse importante evento que foi alusivo aos 28 anos do nosso município.