Crateús A população do Município de Ipaporanga, distante 38km de Crateús, está se sentindo prejudicada com o transporte de passageiros. Reclama que a cobertura do transporte realizado pela Cooperativa de Motoristas de Transporte Alternativo de Crateús (Cooptranscrat), na linha Ipaporanga/Crateús, não é suficiente para a demanda. Apenas uma topic realiza o serviço. "Moro perto de Ipaporanga, no interior, e quando a topic passa, já vem lotada, então, tenho que esperar", se queixa a aposentada Isabel Bonfim. Fátima Gonçalves, estudante, também usuária da linha reclama. "Deveria ter o número suficiente de veículos para vir a Crateús, pois todos nós temos compromissos".
Francisco Olavo Melo, motorista da linha, reconhece a insuficiência, especialmente no horário da manhã, que é o mais movimentado em função do maior fluxo de pessoas com destino a clínicas, comércio e bancos em Crateús. A topic cumpre a linha de hora em hora com capacidade para 15 passageiros. Diz que a reclamação por parte dos moradores de Ipaporanga é constante. "No horário da manhã uma topic não dá conta, realmente precisa de mais veículo para atender e transportar as pessoas que procuram a linha e precisam se movimentar entre os dois Municípios", afirma.
O presidente da Cooptranscrat, Cícero Antônio Gomes, informa que para a referida linha são autorizados dois veículos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) e que, no momento, apenas um realiza o transporte. "Para Ipaporanga/Crateús, o Detran fez estudos e determinou a colocação de duas topics, mas só tem uma no momento porque o outro motorista lotado para a vaga desistiu, então, estamos aguardando o Detran liberar a vaga para outro motorista. As pessoas não entendem que não depende da gente e cobram, mas não podemos preencher a vaga sem a devida autorização".
Conforme o assessor de imprensa do Detran, Paulo Ernesto, o órgão não recebeu comunicado oficial da Cooptranscrat sobre a situação em Ipaporanga. Informa ainda que a comunidade pode solicitar ao órgão estudo de viabilidade, inclusive via email (ditete_detrance@yahoo.com.br) e técnicos irão ao Município verificar a situação do transporte de passageiros e a demanda.
Silvania ClaudinoRepórter
fonte: Diario do Nordeste